Skip to content
Carteira de Trabalho

Como AGENDAR CARTEIRA DE TRABALHO POUPATEMPO

Necessita retirar sua carteira de trabalho e não sabe por onde começar? Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como agendar carteira de trabalho Poupatempo. Confira!

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para integrar e estar ativo no mercado de trabalho. Nela, estarão registrados todos os vínculos empregatícios, bem como todos os atos da vida profissional.

Existem estabelecimentos distintos para o fornecimento e retirada da primeira e/ou segunda via da CTPS. Um dos mais procurados dentro do estado de São Paulo é o Poupatempo, que possui uma prestação de serviço ágil e eficaz.

Para facilitar ainda mais, há a possibilidade de agendar seu atendimento através da internet.  Confira a seguir como agendar carteira de trabalho Poupatempo.

Como agendar Carteira de Trabalho no Poupatempo

agendar carteira de trabalho Poupatempo

Uma das facilidades que o Poupatempo trouxe para a vida de quem precisa fazer ou até mesmo renovar algum documento, é o fato de agendar o horário de atendimento através da internet, sem precisar parar sua rotina para isso.

O mesmo acontece com a CTPS, é possível ser atendido na melhor data para você. Para que você possa agendar carteira de trabalho Poupatempo, o procedimento é bem simples, basta seguir o passo – a – passo:

  1. Entre no site https://www.poupatempo.sp.gov.br;
  2. Clique em agendamento;
  3. Faça o login. Caso não tenha, basta realizar o cadastro;
  4. Em seguida, selecione a opção “Carteira de Trabalho”;
  5. Clique em “Local”;
  6. Selecione o posto de atendimento de sua cidade, ou região próxima que emita a CTPS;
  7. A seguir, selecione a data desejada e o horário;
  8. Clique em “Confirmar agendamento”.

Na data agendada, chegue com antecedência e portando os documentos necessários.

Caso precise cancelar o agendamento, basta entrar com seu login e senha, selecione a aba agendamentos e em seguida, clique no ícone da lixeira (Excluir).

agendamento carteira de trabalho poupatempo sp
Agendar CTPS PoupaTempo SP

Documentos para tirar a Carteira de Trabalho Poupatempo 1ª e 2ª via

Após feito o agendamento, é fundamental ter conhecimento dos documentos necessários para apresentar no dia. Para cada situação, são exigidos documentos distintos.

Se você vai iniciar sua carreira profissional, será necessário a apresentação do documento de identidade (original ou cópia autenticada) e 1 foto 3×4 recente.

Caso você precise agendar carteira de trabalho Poupatempo para tirar a 2ª via, a relação de documentos dependerá de cada situação, conforme mostramos a seguir:

  • PERDA, FURTO OU ROUBO
  • Carteira de identidade original ou cópia autenticada
  • 1 foto 3×4 original e recente;
  • Extrato do Pis/PASEP original, e
  • Boletim de Ocorrência original e cópia.

Caso não tenha nenhum registro em carteira, basta apresentar os documentos mencionados acima, exceto o extrato do PIS/PASEP.

Mau estado de conservação

Por não se tratar de um documento de uso diário, deixamos a carteira de trabalho guardada por um bom tempo, e ao precisar utilizar podemos encontra – la com manchas, fotografia danificada, rasgos, entre outros sinais de deterioração com o tempo.

Nestes casos, é necessário fazer uma segunda via para deixar em ordem.  Além  dos sinais de deterioração do tempo, é preciso que a carteira apresente ao menos um registro de emprego.

  • Carteira de identidade original ou cópia autenticada;
  • 1 foto 3×4 recente;
  • Carteira de Trabalho original, e
  • Extrato do PIS/PASEP original

Caso não tenha registro de vínculo empregatício na carteira, e a mesmo se encontra em mau conservada,  basta levar os documentos citados acima, exceto o extrato do PIS/PASEP.

Unidades do Poupatempo para agendar a Carteira

Importante ressaltar ao agendar carteira de trabalho Poupatempo, que não são em todos os postos e cidades que este serviço é prestado.

Atualmente, a CTPS pode ser feita nas unidades de Barretos, Catanduva, Diadema, Guaraujá, São João da Boa Vista, São Paulo, Campinas, Bragança Paulista, entre outros municípios do estado.

Quais os estados que possuem o Poupatempo e  que agendam a CTPS?

O programa Poupatempo foi criado e instituído pelo governo de São Paulo, por este motivo, até o presente momento seus serviços e postos de atendimentos são limitados dentro do estado.

Assim como informado acima, o agendamento para tirar a CTPS está disponível em mais de 70 cidades dentro do Estado de São Paulo. Provavelmente tenha um posto de atendimento em sua cidade, ou cidade vizinha.

Qual o horário de funcionamento do Poupatempo

Os horários de funcionamento para agendar carteira de trabalho Poupatempo variam de acordo com cada cidade.

Mas em sua maioria, o atendimento está à disposição de segunda à sexta – feira, das 10:00 às 16:00 hs, e aos sábados, das 8:00 às 12:00 hs.

Telefone do Poupatempo

Caso precise de outras informações ou até mesmo esclarecer dúvidas para agendar carteira de trabalho Poupatempo, você pode estar entrando em contato através dos seguintes números:

Para Capital e Grande São Paulo  (11) 4135 – 9700  ou 0300 847 1998 para outros municípios do estado de São Paulo.