Skip to content
Carteira de Trabalho

Documentos para tirar Carteira de Trabalho: Agendar e Prazos

Se você vai começar a trabalhar, precisa urgentemente tirar sua carteira de trabalho e para isso, continue lendo esse artigo para saber todos os documentos para tirar a carteira de trabalho.

A carteira de trabalho é um documento necessário a todos aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho formal. É esse documento que documenta todos os registros dos contratos de trabalho e assim assegura que seus direitos e deveres sejam respeitados.

O que é a CTPS: Numero, série

Como fazer a carteira de trabalho

Para fazer a carteira de trabalho você precisa ser brasileiro (ou naturalizado) ter idade acima de 14 anos, pois a Lei permite que a partir dessa idade

Para tirar carteira de trabalho é necessário agendar?

Sim! Antigamente para se tirar a carteira de trabalho bastava apenas se dirigir aos locais que emitem a carteira, no entanto, em muitos locais acabavam tendo muito tumulto e nem todos conseguiam emitir o documento no dia pela quantidade de pessoas, por isso, hoje é necessário agendar para tirar a carteira de trabalho.

Onde agendar a carteira de trabalho e previdência social

Para realizar o agendamento da emissão da sua carteira de trabalho, seja a primeira ou a segunda via, é preciso acessar o site de agendamento do MTE: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.

No site, você deverá preencher todos os campos em banco com os seus dados pessoais, logo em seguida, escolha o local de atendimento mais próximo de sua residência para o comparecimento presencial.

No ícone que se assemelha a um calendário escolha a melhor data e também o horário. Para finalizar você deverá colocar o seu CPF, a data de nascimento e o telefone para contato. Coloque o código de segurança e clique em agendar.

Documentos para tirar carteira de trabalho

Documentos para tirar carteira de trabalho primeira via

Para você tirar a primeira via da carteira de trabalho você precisará levar alguns documentos pessoas, como:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, ou outro).
  • CPF
  • Certidão de nascimento.
  • Foto 3×4
  • Comprovante de residência.
  • Rapazes maiores de 18 anos devem levar o certificado de reservista.

Quantas fotos para tirar carteira de trabalho

Para tirar a carteira de trabalho é imprescindível que você leve duas fotos no tamanho de 3×4, elas precisam ter fundo branco, serem iguais e atuais. Caso você leve alguma foto fora desse padrão apresentado não conseguirá fazer a sua carteira de trabalho.

Documentos para tirar carteira de trabalho 2 via

Para você tirar a segunda via da carteira de trabalho é importante levar a mesma documentação que usou para a primeira via. Se você está tirando sua carteira de trabalho por motivo de roubo, extravio ou perda, deverá levar o boletim de ocorrência original.

Caso a segunda via tenha sido solicitada por não ter mais folhas de registros em branco ou por má conservação, você deverá levar a carteira atual independentemente da situação para que seja emitida a segunda via.

Em ambos os casos, é importante que o trabalhador leve também algum documento que comprove a numeração da carteira de trabalho que será substituída. Pode ser um extrato de PIS, um termo de rescisão do contrato de trabalho, ou uma ficha de registro da atual empresa em que está empregado, este deverá estar assinado e carimbado.

Documentos para tirar carteira de trabalho estrangeiro

O Brasil tem sido um país que tem recebido muitos estrangeiros, e estes para se manterem, necessitam de trabalho. Para que um estrangeiro comece sua vida profissional aqui em nosso território é importante ter em mãos a sua carteira profissional.

Os documentos necessários para a emissão da carteira de trabalho para estrangeiros devem ser considerados de acordo com cada situação, a seguir:

Estrangeiro com pedido de permanência na modalidade reunião familiar, prole, casamento ou união estável.

  • CPF
  • Passaporte ou outro documento de identificação.
  • Comprovante de residência que contenha CEP.
  • Protocolo da polícia federal informando o motivo do pedido de permanência.

Estrangeiro natural de país limítrofe

  • CPF
  • Cédula de identidade do estrangeiro.
  • Passaporte ou outro documento de identificação.
  • Declaração da Polícia Federal informando a qualificação civil e o motivo da permanência.
  • Comprovante de residência que contenha CEP.

Estrangeiro permanente, asilado político com base no estatuto do refugiado.

  • CPF
  • Cédula de identidade do estrangeiro.
  • Comprovante de residência que contenha CEP.
  • Cópia da publicação do diário oficial em que devam constar a sua vigência no país e informações de qualificações civis.

Estrangeiro com visto temporário em condições de contrato de serviço de acordo com art. 13, V da Lei 6815/80.

  • CPF
  • Cédula de identidade do estrangeiro.
  • Comprovante de residência que contenha CEP.
  • Cópia da autorização do trabalho, que conste a qualificação civil.

O processo para que o estrangeiro tire a carteira de trabalho seguirá alguns passos:

  • É importante que o solicitante verifique a necessidade de agendamento para a localidade em que ele está morando.
  • Depois, deverá se certificar que está com todos os documentos necessários para a emissão da carteira de trabalho de acordo com a sua situação atual
  • O estrangeiro deverá se direcionar até um dos locais que emitem a carteira de trabalho no país e solicitar a emissão da CTPS, bem como recebê-la.

Carteira de Trabalho para Estrangeiros

Quanto custa para tirar carteira de trabalho

A carteira de trabalho é um direito do brasileiro para que todos tenham acesso à busca de um trabalho formal, por esse motivo, não é cobrada nenhuma taxa para a solicitação das carteiras de trabalho.

Prazo para carteira de trabalho ficar pronta

É importante salientar que o prazo para a carteira de trabalho ficar pronta e ser entregue, pode variar de uma região para a outra. Como o processo se tornou digital, em algumas localidades a carteira de trabalho pode ser entregue em 30 minutos.

Paga para tirar a 1 e 2 via?

Em hipótese alguma, o cidadão deverá pagar para ter em mãos a sua carteira de trabalho. Com ela o trabalhador estará assegurado, pois todas as suas informações do seu emprego formal como salário, data de início, contribuição sindical, entre outras, constarão nela.

É muito importante para o cidadão brasileiro ter um vínculo empregatício formal para que assim outros direitos trabalhistas possam ser executados de acordo com a Lei. FGTS, PIS e o seguro-desemprego necessitam da carteira de trabalho para que o trabalhador tenha acesso.