Skip to content
Carteira de Trabalho

Como saber o número da carteira de trabalho

Se você precisa do número da carteira de trabalho e não sabe como encontrar, continue lendo este artigo para saber tudo sobre esse importante número.

A CTPS, carteira de trabalho e previdência social é um documento que ele é de direito de todo cidadão que deseja ingressar no mercado e trabalho formal. A CTPS é emitida pelo Ministério do trabalho de forma gratuita.

Ao se candidatar a uma vaga de trabalho formal, o trabalhador deve ter em mãos a carteira de trabalho, pois esta, possui uma numeração única que identifica de forma individual cada trabalhador registrado e serve para que tanto o empregado quanto a empresa estejam de acordo com a lei.

Para que serve a carteira profissional de trabalho

A carteira profissional de trabalho, é um documento é de extrema importância para os trabalhadores, pois é nele que constam as informações de direitos e deveres do trabalhador, sendo assim um documento usado para a garantia de alguns direitos do trabalhador, como: FGTS, aposentadoria, seguro-desemprego, entre outros.

Existe um registro que identifica cada trabalhador, este é chamado de número da carteira de trabalho, sendo uma numeração individual e intransferível para cada trabalhador. É através desse número que se pode ter acesso a toda vida profissional de um funcionário.

Documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Por ser um documento de identificação, para tirar a carteira de trabalho é necessário que o trabalhador apresente alguns documentos pessoais. Os documentos são:

  • Certidão de nascimento ou de casamento.
  • Documento de identificação
  • Duas fotos 3×4 – a foto precisa ser recente, de fundo branco e iguais.
  • Em casos de segunda via (caso tenha ocorrido total preenchimento da carteira antiga perda, ou roubo) carteira de trabalho antiga ou documento que comprove o número da carteira de trabalho.

Como recuperar o número da carteira de trabalho perdida

Caso você tenha a sua carteira de trabalho roubada ou perdida é possível que você recupere o seu número de forma rápida e fácil. Primeiramente é importante lembrar que nos casos de roubo ou perda você deverá dar entrada no boletim de ocorrência para solicitar a segunda via da carteira de trabalho.

Como saber número da carteira de trabalho

Em determinadas situações será necessário que você tenha o seu número da carteira de trabalho em mãos, e nem sempre você estará com a carteira de trabalho disponível.  É possível descobrir o número da carteira de trabalho através dessas formas:

  • Termo da rescisão do contrato de trabalho.
  • Através do extrato do FGTS.
  • Através da cópia do registro da ficha do funcionário da empresa.

número da carteira de trabalho

Como descobrir pela internet

Caso você precise ter acesso ao seu número da carteira de trabalho, você poderá fazê-lo por meio da internet. No entanto, é preciso salientar que não existe um site específico para essa consulta, mas acessando o site da dataprev  e o da caixa você poderá fazer essa verificação.

Para fazer a consulta através do site, é preciso que você tenha alguns dados para fornecer no ato da consulta, como: nome completo, nome da mãe, CPF, data de nascimento e número do nit.

Depois de se certificar que está com todos os dados em mãos acesse o site da dataprev e siga o nosso passo a passo para realizar a consulta para a saber o número da carteira de trabalho.

Passo a passo para descobrir numero da CTPS online

  1. Coloque no navegados de sua preferência o site: http://www.dataprev.gov.br/
  2. Clique na área de inscrição e logo em seguida clique na parte de filiado.
  3. Nesse momento uma nova tela irá se abrir, nela você deverá colocar os seus dados pessoais.
  4. Logo abaixo aparecerá uma pequena caixa de texto para certificação de acesso pessoal, coloque os caracteres equivalentes e clique em continuar. Após isso o seu número do NIT ficará disponível.
  5. Anote o número do seu NIT, pois ele será indispensável para a próxima etapa, que será a consulta do número da carteira de trabalho.
  6. Acesse o site da caixa econômica federal através deste link:

https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao

  1. No campo do NIS/PIS/PASEP coloque o número que você anotou quando acessou o site anterior e a sua senha, caso este seja o seu primeiro acesso no site, clique em cadastrar senha. Será bem rápido e prático você só precisará confirmar alguns dados e uma nova senha será gerada na hora.
  2. Depois de realizar o cadastro da sua senha, volte até o site principal coloque o seu número do NIS e a senha, logo em seguida clique em OK.
  3. Com a efetuação do login de maneira correta, você terá acesso à sua tela principal, clique na aba FGTS e depois em extrato completo, nele você poderá consultar todas as informações do seu FGTS.
  4. Nesse momento a aba abrirá o extrato completo de seu FGTS e nele constará o número da sua carteira de trabalho.

Os dois sites que citamos aqui nesse passo a passo para conseguir saber o número da carteira de trabalho são sites públicos e que diariamente recebem milhares de acessos, devido a isso poderá existir algum tipo de instabilidade em algum momento de sua consulta.

Casso isso ocorra, você deverá fechar a aba da internet, aguardar alguns instantes e abrir uma nova para realizar uma outra consulta. Apesar disso é uma forma ainda muito prática de realizar a consulta pois você não precisará sair de casa nem enfrentar filas.

Onde fica

Apesar do novo design da carteira de trabalho ter mudado e ficado mais moderno, a localização do seu número é bem fácil de ser encontrada. Os dados do trabalhador na nova carteira profissional ficam mais protegidos, pois são cobertos por uma película.

Na primeira página constará sua foto e logo acima o número da carteira de trabalho. Na página seguinte constam os dados como o nome completo do trabalhador e a data de nascimento.

É importante que o número da nova carteira de trabalho será o mesmo caso o trabalhador precise mudar de carteira seja por perda, roubo ou pelo completo preenchimento das informações na carteira.