Skip to content
Carteira de Trabalho

O que é CTPS: Consulta, Número e Agendar

Você sabe a importância da CTPS para sua vida profissional? Para você ingressar ou permanecer ativo no mercado de trabalho você precisa saber como e onde fazer a sua CTPS.

Para se tornar ativo no mercado de trabalho formal, a empresa a qual você prestará serviço deverá realizar um registro em sua CTPS. Por isso é de extrema importância que você possua esse documento e que sua empresa esteja em dia com os registros.

O que é CTPS

A Carteira de trabalho e Previdência social (CTPS), é um documento obrigatório para o registro de trabalho formal, ela foi criada pelo decreto-lei 926, de 10 de outubro de 1969, e nele devem constar todos os registros empregatícios do trabalhador.

É um documento individual e intransferível, a sua forma antiga era manual, um documento com capa azul. A forma atual é feita de forma digital a capa permanece azul mas com outra tonalidade e o material é mais resistente do que o da antiga.

Como consultar número e série da CTPS

Existem algumas opções para que você possa consultar o número e a série da CTPS.

  • Através do extrato do FGTS que chega em casa.
  • No termo de contrato de trabalho.
  • Na rescisão do contrato.
  • Pela internet.

A forma mais fácil e prática de se consultar o número e a série da carteira de trabalho é através da internet.

Como fazer o agendamento CTPS

Para manter a organização e evitar que as pessoas esperem muito o atendimento foi criado o agendamento da CTPS, onde através do site do agendamento do ministério do trabalho e emprego (MTE), você deverá seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site:

http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.

  1. Preencha os campos em branco com os seus dados, após completar o preenchimento, clique no botão prosseguir.
  2. Nessa página você deverá escolher o local mais próximo a você, em seguida clique no ícone calendário.
  3. Escolha a data e a hora que sejam melhores para o seu comparecimento.
  4. Informe os últimos dados pessoais e faça a avaliação de segurança, em seguida clique em agendar.

Em alguns poucos municípios o serviço de agendamento online, ainda não está disponível, sendo assim necessário ligar para a Central do Ministério do Trabalho através do número 158, ou se dirigir até uma agência mais próxima para receber as informações necessárias.

O que é CTPS

Quais os órgãos que emitem a CTPS

Para tirar a sua CTPS o cidadão deverá se dirigir até uma Agência do Ministério de Trabalho, ou em alguns postos que tenham convênio com o Ministério do trabalho, como: postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego), Superintendências regionais, ou outros locais conveniados.

CTPS digital: Como fazer, como funciona

O aplicativo com a versão digital da CTPS foi lançado pelo ministério do trabalho a partir de uma parceria com a dataprev para tornar mais prática a consulta do trabalhador aos dados referentes à sua vida profissional através de um app.

É importante lembrar que ela não substitui a carteira de trabalho impressa como um documento oficial, o uso do seu aplicativo é totalmente gratuito e opera nos sistemas Android e iOs.

Para baixar o app CTPS Digital, e ter celulares que operem numa versão 4,1 para os Androids, e 9 para o iOs. Após realizar o download do aplicativo você deverá inserir os seus dados.

Você poderá usar a sua senha de acesso do Sine Fácil, ou cadastrar uma nova senha nesse aplicativo. Depois é só ter acesso permitido à sua carteira de trabalho digital.

Quem tem CTPS assinada pode ter MEI

Sim, é possível que o trabalho se empregue em regime de CLT regular e tenha o MEI, no entanto, caso seja dispensado sem justa causa do emprego você não terá direito a receber o seguro-desemprego.

Por esse motivo, é interessante que o empregado avalie com cautela a abertura de um MEI levando em conta os rendimentos que este lhe trará, para que não haja problemas em se manter caso ocorra uma demissão.

A CTPS pode ser assinada por duas empresas?

A Legislação do trabalho não proporciona nenhum tipo de impedimento ao trabalhador que tenha dois empregos. No entanto o registro em carteira de dois empregos só pode ser feito caso o horário de um trabalho não prejudique o outro.

É bem comum em situações dos profissionais de saúde e trabalham como plantonistas, outra situação bem comum é de professores que mantém mais de um vínculo com escolas diferentes.

Como é o Novo modelo da CTPS

nova carteira CTPS

Com um design mais moderno e um material mais resistente a nova carteira de trabalho foi muito bem aceita pela população. Antes as informações que erma manuscritas, passam a ser impressas, bem como a foto digitalizada. Uma película de plástico foi colocada à página para aumentar a proteção.

Sua numeração será única e intransferível, sendo assim o trabalhador que tiver a sua carteira perdida ou roubada, poderá solicitar a segunda via que terá o mesmo número da primeira.

CTPS nova por dentro

Como dar baixa

A baixa na carteira de trabalho só deve ser dada quando todas as informações sobre o trabalhador estiverem registradas, férias, aumentos, etc. Após isso é possível dar a baixa na carteira.

No campo onde há o registro do contrato de trabalho, o empregador deverá preencher os campos de saída, e a data que constará será a do fim do aviso prévio (geralmente 30 dias). Depois basta assinar e carimbar.

O que significa CTPS e qual sua importância para o brasileiro

A CTPS significa: carteira de Trabalho e Previdência Social, sendo um dos documentos mais importantes que um trabalhador precisa ter. A sua importância, para os trabalhadores brasileiros se deve ao fato de que é através dela que os direitos trabalhistas vigentes em Lei são cumpridos, e onde tanto o trabalhador como o empregador estão respaldados perante a legislação trabalhista.

Os registros que constam na carteira de trabalho, possibilitam que o empregado desfrute de todos os benefícios que são garantidos ao trabalhador forma, como: aposentadoria, férias, décimo terceiro, entre outros. Nela inclusive irão constar dados importantes de sua trajetória profissional, caso seja necessário comprovar alguma experiência.