Skip to content
Carteira de Trabalho

Para tirar Carteira de Trabalho paga alguma taxa?

Saiba como solicitar a carteira de trabalho e a  taxa e documentos necessários. E não perca tempo para tirar a sua via.

Quer saber se é cobrada alguma taxa para tirar a Carteira de trabalho? Fique com a gente que este artigo foi preparado para explicar como proceder quando precisar tirar a primeira ou a segunda via deste importante documento.

Afinal de contas, é nela que estará registrada toda a sua vida profissional. Sendo de extrema importância para que você solicite todos os seus direitos como trabalhador no futuro. Confira se ága alguma taxa para tirar a carteira profissional

É cobrada taxa para tirar a carteira de trabalho?

Não há nenhuma taxa para solicitar a carteira de trabalho, seja ela a primeira o a segunda via.

O que é a Carteira de Trabalho?

A carteira de trabalho é o documento que manterá registrado todas as informações de emprego do trabalhador, dentre elas: dados da empresa contratante, férias, alterações de cargo, reajustes salariais, licenças médicas, dentre outros.

Através dela é possível comprovar por quanto tempo o trabalhador esteve ativo e contribuindo para a previdência social. Ela é essencial na hora de solicitar o seguro desemprego e para dar entrada na aposentadoria.

carteira de trabalho taxa

Como posso solicita a Carteira de Trabalho?

Para fazer a solicitação do documento é preciso primeiramente realizar o agendamento do seu atendimento. Isto pode ser feito pela internet através do site de diversos órgãos públicos.

Tais como os que estejam ligados ao Ministério do Trabalho e Emprego, Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e na Sede da Gerência Regional do Trabalho.

Vale ressaltar que para o agendamento da carteira de trabalho também não há taxas.

Após fazer o agendamento da CTPS, você deverá comparecer ao local na data marcada com toda a documentação necessária.

  • 1ª via: Comprovante de endereço, RG ou CNH, CPF, comprovante de estado civil (certidão de casamento ou nascimento), 1 foto 3×4.
  • 2ª via: além dos documentos necessários para a 1ª via também é necessário levar boletim de ocorrência original (em caso de perda, roubo ou furto da carteira de trabalho), carteira original inutilizada (para o caso de mau estado de conservação).

Saiba como agendar no site SAA MTE

Como resgato os dados da minha carteira

Para os casos em que você precisar recuperar os dados da sua carteira de trabalho perdida ou furtada, saiba que é possível, também sem a cobrança de taxas e fica pronto entre 5 a 7 dias úteis.

Para isso, será preciso ir até um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Você precisará ter documentos que comprovem as empresas em que trabalhou e os cargos exercidos. Alguns dos documentos que podem ser utilizados:

  • recibo de recolhimento do FGTS,
  • homologação da rescisão contratual
  • comprovante de recebimento do seguro-desemprego
  • contracheques
  • recibo de férias

Entretanto, se você não tiver estes documentos de todas as empresas, você precisará entrar em contato com as empresas e solicitar os documentos que comprovem que houve algum vínculo empregatício.

Gostou do nosso artigo?

Tire suas dúvidas!

Aproveite e compartilhe.