Skip to content
Carteira de Trabalho

Segunda Via Carteira de Trabalho: Documentos e Emissão

Saiba como tirar a segunda via carteira de trabalho, documentos necessários, onde fazer e agendamento

A Carteira de Trabalho é um documento muito importante. É nela que está registrado todo o seu histórico profissional, fazendo com que ela seja um documento essencial na hora de se aposentar ou ter outros direitos garantidos. Portanto, se você perde ou se ela foi rouba, saiba agora como solicitar a segunda via.

Está precisando solicitar a segunda via da carteira de trabalho e não sabe nem por onde começar? Calma que iremos te ajudar. É possível sim fazer esta solicitação e ter a nova carteira em mãos de forma rápida e sem muita burocracia.

Por mais que possa parecer sem importância, é ela que mostra todo o seu histórico e trajetória profissional. Ou seja, será essencial na hora de solicitar o seguro-desemprego, aposentadoria ou para resgatar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Em que situação se pode tirar a 2 via da carteira de trabalho

A segunda via da carteira de trabalho pode ser solicitada em caso de perda, furto ou roubo. Para fazer a solicitação mediante esta condição é preciso apresentar o boletim de ocorrência original.

Outra ocasião que permite a solicitação é no caso de mau estado de conservação. Para esta solicitação é necessário apresentar a via anterior, com os demais documentos.

Vale lembrar que o número de série da nova carteira de trabalho será diferente da anterior. Entretanto, o número referente a sua conta na Caixa Econômica Federal, para o depósito do FGTS, ainda será o mesmo.

Portanto, não há com o que se preocupar, mesmo a carteira tenha outro número, o seu PIS (ou NIS – Número de Identificação Social) garantirá que todo o dinheiro descontado do FGTS da sua folha de pagamento vá para o mesmo lugar.

Outra situação que permite a solicitação da segunda via da CTPS é quando não há mais espaço para as anotações.

segunda via carteira de trabalho

Agendamento carteira de trabalho 2 via

É possível realizar o agendamento para solicitar a segunda via da carteira de trabalho de duas formas: através do site do Ministério do Trabalho ou no Poupatempo da sua cidade (caso você resida no Estado de São Paulo).

O agendamento on-line no site do Ministério do Trabalho está disponível somente para algumas cidades. Caso a cidade em que você resida não tenha este serviço, então você poderá ligar para o número 158 e falar com um atendente.

Todos os agendamentos do Poupatempo podem ser feitos online, através do assistente virtual, o Polpinha. Para isto basta clicar nele, no lado inferior direito da tela, selecionar o serviço e marcar o melhor dia e horário para você.

Independentemente da instituição que você for fazer esta solicitação, será necessário apresentar alguns documentos. A seguir, preparamos uma lista para que você possa se planejar.

Documentos para segunda via carteira de trabalho

Os documentos necessários para que você possa solicitar a 2ª Via da Carteira de Trabalho são:

  • Documentos de identificação civil: que podem ser a carteira de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante de endereço recente, ou seja, que tenha sido emitido há menos de 90 dias;
  • Comprovante de Estado Civil: certidão de nascimento se for solteiro, certidão de casamento para quem for casado; averbação da certidão de casamento para divorciados, separados ou viúvos;
  • Foto 3×4 cm: deve ter o fundo branco, não tenha data, seja colorida e recente;
  • Documento que comprove o número da Carteira anterior;
  • Boletim de ocorrência em caso de perda, roubo, furto ou extravio;
  • Primeira via da carteira de trabalho para os casos em que ela for inutilizada, danificada ou não tenha mais espaço.

Saiba mais sobre os documentos necessários para emitir a CTPS

Onde tirar 2ª via da carteira de trabalho

Assim que o agendamento for efetuado, e você estiver com todos os documentos em mãos, basta você se dirigir a uma unidade do Ministério do Trabalho ou do Poupatempo (para quem estiver no estado de São Paulo).

Saiba mais sobre como agendar a Carteira de Trabalho no Poupatempo

Caso você esteja em outro estado, também é possível agendar um horário no: Ganha Tempo (Goiás), Casa do Cidadão (Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (Minas Gerais), Postos do SINE (Paraná) e Rio Poupa Tempo (Rio de Janeiro).

Qual valor para emitir a segunda via da carteira de trabalho

O melhor é que não é cobrado nenhum valor para que a segunda via da carteira de trabalho seja emitida.

Como solicitar 2 via carteira de trabalho

Para solicitar a segunda via da CTPS basta separar os documentos necessários mencionados acima, fazer o agendamento através do site do Ministério do Trabalho ou do Poupatempo e comparecer com os documentos na data marcada.

Não há necessidade de pagamento de nenhuma taxa e o documento fica pronto no mesmo dia. Claro que o prazo pode variar entre as diferentes cidades e estados, mas geralmente é muito rápida.